Ampliação de Centro de Saúde beneficiará região

O Posto de Saúde do bairro Havaí reporta-se à década de 80. Naquela oportunidade, a expansão da microrregião já era bastante acelerada, culminando na década de 90 o maior “bum” imobiliário da América Latina.

O Posto Havaí é responsável pelo atendimento de toda a população do bairro Havaí, do Condomínio do Edifício Paineiras (Conjunto Estrela Dalva), e parte do bairro Buritis, o segundo bairro mais populoso de Belo Horizonte.

Atualmente, a Unidade Básica de Saúde (UBS), conta com três equipes de Agente Comunitário de Saúde (ACS), e este número poderá aumentar à medida que a população atendida cresça.

A necessidade de ampliação do espaço se deu em decorrência do aumento da demanda face ao aumento da população das áreas atendidas, à fadiga da estrutura atualmente disponibilizada e objetivando dar melhor acolhimento, atendimento e expandir ofertas de serviços de saúde física, mental, bucal, nutricional.

Diante deste histórico, atualizar passou a ser crucial. Embora muitas pessoas acreditem que isto é produto de uma benesse do governo municipal ou de algum político qualquer, embora os gestores municipais sejam aqueles que decidem e foram escolhidos para tal função, os recursos são oriundos dos tributos de todos os contribuintes de Belo Horizonte.

Porém, a iniciativa proporcionará a ampliação do atendimento e da qualidade na oferta de saúde no município, atendendo a uma solicitação antiga da população, e entregará também uma melhor estrutura de trabalho para os colaboradores da Saúde.

Todas as novas unidades são padronizadas, o Posto Havaí não será diferente, e conta com dois pavimentos com cerca de 1,1 mil m² cada, divididos em 17 consultórios, farmácia, salas de odontologia, vacina, observação e para coleta de material, além de áreas administrativas e espaços reservados para reunião. Os centros de saúde terão áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Polêmicas e discussões com o início das obras aconteceram, devido à falta de comunicação entre poder executivo e a comunidade, digressões de toda ordem, o que motivou e resultou em uma grande reunião com participantes dos usuários.

O Presidente da Associação do Bairro Buritis, Rômulo Belfort, participou da reunião e, em seu tom conciliador e agregador, conclamou a todos a buscarmos solução às demandas pontuais de todas as comunidades atendidas.

A população de Belo Horizonte só tem a ganhar com novos Postos de Saúde, melhores serviços e expansão de especialidade.

A obra durará nove meses e será inaugurada ainda este ano. Uma conquista de toda comunidade.

rodapé--abril-2021