Buri Dogs instalam casinhas para cachorros no bairro

Por Fabyana Assunção

Nos últimos meses os moradores do bairro Buritis podem ver casinhas construídas com caixas de leite ou suco em duas praças do bairro. O grupo Buri Dogs decidiu ajudar os cães de rua de uma forma diferente, já que nem todos têm condições ou querem ser resgatados.

WhatsApp Image 2020-09-18 at 15.56.15

Ana Tenório, protetora do Buri Dogs, ajuda na construção da casa.

De acordo com Denisa Moreira, uma das participantes do grupo, foi feita uma pesquisa na internet para saber qual tipo de material seria viável, e encontraram nas caixas tetra park uma boa opção, já que promove uma casa térmica e ao mesmo tempo tem se mostrado resistente. A protetora ressalta que, além de tudo, é uma casa sustentável, já que é feita de material reciclado.

WhatsApp Image 2020-09-18 at 16.29.51

Gatos também estão se beneficiando do projeto.

As duas casas instaladas até o momento, nas ruas Moisés Kalil e Stella Hanriot, contam com monitoramento das protetoras, inclusive para analisar a durabilidade delas. “Tem se mostrado eficiente”, afirma Denisa. Mas a intenção é que no período das chuvas, as casas sejam trocadas por outras construídas por garrafas pet. As protetoras do Buri Dogs também se responsabilizam por colocar água e ração e contam com a ajuda da comunidade para este trabalho também. Normalmente as casas são colocadas em pontos onde elas sabem que podem aparecer cachorros e gatos e têm condições de monitorar, até mesmo contra vandalismo.

WhatsApp Image 2020-09-18 at 14.56.43

Denisa Moreira apresenta a casinha na rua Stella Hanriot

Cada casa leva uma semana para ser construída, precisando de ajuda de quatro pessoas. Elas são feitas no espaço cedido por uma oficina mecânica no Betânia, em forma de quebra cabeças, e a montagem é finalizada no local onde é instalada. Com a pandemia o processo de construção sofreu um atraso, devido ao isolamento social. Mas o projeto em prol dos cães de rua do bairro e região continua, e depende muito da doação e contribuição dos moradores para seguir em frente.

O grupo Buri Dogs teve início em setembro de 2019 e o objetivo é ajudar os cães abandonados da região. Quem quiser doar pode entrar em contato com eles através do Instagram @buridogsoficial. Além do projeto das casas, as protetoras resgatam e tratam de animais doentes, então qualquer doação é bem-vinda.

Cachorros fazendo o reconhecimento da casa instalada na rua Moisés Kalil

rodapé---agosto2020