(31) 98654-0010
contato@associacaobairroburitis.com.br

Notícias

A contragosto, o Rotativo no Buritis será implantado

A BHTrans vai instalar a partir do dia 29/11/17 o estacionamento rotativo no Bairro Buritis. A contragosto e sem consultar a comunidade, a adaptação será feita no bairro. O que mais impressionou que enquanto falavam em apenas atuar no quarteirão em frente ao Paragem, o escopo estende para grande extensão da avenida e para ruas como a José Rodrigues Pereira e a Av. Engenheiro Carlos Goulart.

Veja a imagem que o setor de imprensa da BHTrans encaminhou:

Rotativo no Buritis

Em maio/17 esse assunto veio à tona pela reportagem do Jornal do Buritis. A Associação do Bairro Buritis se posicionou contra essa idéia sem um amplo debate entre moradores e comerciantes. Afinal, uma decisão como essa não pode ter o viés único e exclusivamente arrecadatório. Nada é revertido para o Bairro e há tempos são necessários investimentos que são constantemente preteridos.

Veja a capa do Jornal da Associação FOLHA BURITIS no mês de maio de 2017.

Folha Buritis de Maio

Mesmo assim não foi suficiente. Balizada na matéria veiculada pelo Jornal do Buritis e mesmo com as cartas recebidas pelo próprio jornal no mês subsequente, a BHTrans seguiu em sua estratégia.

Jornal do Buritis - MAI17

Jornal do Buritis - JUN17

E agora, qual é a posição? É teste ou será a contragosto mesmo?

 

 

 

———- Mensagem encaminhada ———-
De: BHTRANS/ Ass. Comunicação <imprensa.bhtrans@pbh.gov.br>
Data: 20 de novembro de 2017 18:38
Assunto: ESTACIONAMENTO ROTATIVO SERÁ IMPLANTADO NO BAIRRO BURITIS, A PARTIR DE 29/11
Para:

 

ESTACIONAMENTO ROTATIVO SERÁ IMPLANTADO NO BAIRRO BURITIS,

A PARTIR DE 29/11

 

A partir de quarta-feira, dia 29/11 a BHTRANS irá implantar vagas de Estacionamento Rotativo no Bairro Buritis, nas avenidas Professor Mário Werneck e Engenheiro Carlos Goulart e na Rua José Rodrigues Pereira (veja mapa). Com a implantação, serão mais 630 oportunidades (em 121 novas vagas físicas) para que os veículos possam estacionar diariamente na região. O talão para uso das áreas regulamentadas pode ser adquirido nos postos de venda credenciados (bancas de revista, padarias, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais) ou no portal da BHTRANS (www.bhtrans.pbh.gov.br – clique em Serviços BHTRANS, no menu lateral).

A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis.

 

Confira os locais de implantação:

Vagas 1 hora: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 13h, exceto feriados,

– Av. Professor Mário Werneck entre Av. Engenheiro Carlos Goulart e Rua José Rodrigues Pereira

São 20 novas vagas físicas que geram 200 oportunidades de vagas rotativas

Vagas 2 horas: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 13h, exceto feriados

– Av. Professor Mário Werneck entre Rua Vitório Magnavacca e Rua Engenheiro Alberto Pontes;

– Av. Professor Mário Werneck entre Rua Engenheiro Alberto Pontes e Rua Professora Bartira Mourão;

– Av. Professor Mário Werneck entre Rua Professora Bartira Mourão e Rua Ernani Agrícola;

– Av. Professor Mário Werneck entre Rua Ernani Agrícola e Rua Sílvio de Oliveira Martins;

– Rua José Rodrigues Pereira entre Av. Professor Mário Werneck e Av. Engenheiro Carlos Goulart;

– Av. Engenheiro Carlos Goulart entre Rua José Rodrigues Pereira e Av. Professor Mário Werneck;

São 76 novas vagas físicas que geram 380 oportunidades de vagas rotativas

Vagas 5 horas: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados

– Av. Professor Mário Werneck entre Rua Senador Lima Guimarães e Av. Engenheiro Carlos Goulart;

São 25 novas vagas físicas que geram 50 oportunidades de vagas rotativas

TOTAL: São 121 novas vagas físicas que geram 630 oportunidades de vagas rotativas

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

O Estacionamento Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 22.236 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 103.439 oportunidades de estacionamento em 865 quarteirõesda capital. A folha do Rotativo custa R$ 4,40 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em 534 postos de venda credenciados da capital.

O Rotativo é um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. Ele permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas de comércio, serviços e lazer, como é o desejo e a necessidade da cidade. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos.

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha não é exigido aos sábados). Aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha do rotativo.

Desde abril de 2008 as folhas de rotativo possuem uma área especial com um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar este bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.

Histórico

O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTRANS (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e, também, do Estacionamento Rotativo.

É importante lembrar que trocar a folha na mesma vaga também é infração, que deixa o motorista sujeito a multa e remoção do veículo.

Enviar um comentário