(31) 98654-0010
contato@associacaobairroburitis.com.br

Notícias

Linha de Ônibus na Cônsul Walter e Stella Hanriot? NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre a demanda de ter ônibus nas partes altas do bairro

Recapeamento Consul Walter

No dia 04/04/2020 foi criado um abaixo assinado no avaaz.org com a pauta de ser CONTRA a implementação da circulação de transporte coletivo nas Ruas Cônsul Walter e Rua Tereza Mota Valadares e dando dúvida aos moradores de essa ser uma pauta DA Associação de Moradores do Bairro Buritis. O abaixo assinado é para a Associação segundo o seu autor. Sendo assim, queremos deixar claro que o ABAIXO ASSINADO NÃO É DA ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO BURITIS a qual não os faz fora do seu site.

A ABB tem como obrigação trabalhar pelo bairro, de forma ampla e assim faz há 23 anos. Sempre tentando articular soluções para nossos problemas e assim criar pontes com os órgãos competentes e buscar soluções. E sempre está disponível para ouvir pessoas e encaminhar demandas.

Segundo moradores da Rua Consul Walter no preâmbulo do abaixo assinado, afirmam que a nova circulação de transporte coletivo causará mais prejuízos do que benefícios pois se tratam de duas ruas paralelas e muito próximas de uma via principal que já possui boa acessibilidade para o transporte da BHTrans (Av. Prof. Mario Werneck). A maior parte dos moradores e trabalhadores já têm bom acesso e os prejuízos de poluição, ruído e segurança de trânsito seriam muito mais pesados do que os benefícios. O abaixo assinado está disponível em https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/associacao_de_moradores_do_bairro_buritis_bh_mg_contra_implementacao_da_circulacao_de_transp_coletivo_nas_r_consul_walter_e_t_mota_vala/?zPZXdqb

A ABB esclarece que em nome do interesse coletivo e diante de diversas requisições de moradores e trabalhadores, solicitou que a BHTrans disponibilizasse transporte coletivo nas partes altas do Buritis em especial nas redondezas da Rua Ulysses Marcondes Escobar. A primeira solicitação foi formalizada em Março de 2018 no Conselho Regional de Transporte e Trânsito (CRTT). Existem normas de caminhamento máximo das pessoas até locais onde há disponibilidade de ônibus. Sendo assim, a BHTrans confirmou que aquela região precisava ser atendida mas que tinha grande dificuldade de dar acesso à ônibus devido ao tamanho dos cruzamentos e inclinação das ruas. Pressionamos a apresentação de uma proposta de solução e a BHTrans, apoiada na observação prática da conversão dos ônibus na Rua Cônsul Walter durante o período de reforma da Mário Werneck (findado em junho de 2018), encaminhou depois quase 1 ano depois, proposta para alterar a rota da linha 9206 para entrar na Rua Consul Walter, virar à esquerda na Rua Stella Hanriot, à direita na Rua Tereza Mota Valadares e à direita novamente na Rua Maria Heilbuth Surette voltando a seu itinerário atual. Porém, essa implementação ficou condicionada pelo SETRA (Sindicato das Empresas de Transporte) à execução de recapeamento da Rua Cônsul Walter pois a mesma não tinha condições de tráfego no estado em que se encontrava. O recapeamento foi concluído apenas agora em abril de 2020 e por isso viabiliza a conclusão da implementação proposta pela BHtrans.

Acreditamos ser de fundamental importância a participação de moradores em todas as decisões. E por isso, a ABB sempre dá publicidade a todas as ações, demandas e decisões em seus canais de comunicação. Nesse caso, ainda não temos acesso a detalhamento do projeto principalmente nas questões de localização dos pontos de ônibus. Então, se há algo a ser discutido, esse é o momento de chamar a BHTrans para entender e dessa forma melhorar o que for necessário. Pode ser feita uma audiência pública para tal fim. Lembrando ainda que moradores da Rua Stella Hanriot alertam para o pavimento da mesma que está também necessitando de manutenção.

Nossa posição é que o atendimento por linhas de transporte à região mais alta do bairro é fundamental para que moradores e trabalhadores tenham maior conforto e acesso. Esse atendimento é regulamentado por normas. Portanto precisa ser atendido. Se a solução proposta interfere em situações específicas, cabe à BHtrans decidir entre as opções levantadas, e assim trazer a melhor solução para a comunidade de uma forma geral.

A ABB reitera seu compromisso com todos os moradores para sempre buscar melhorias e assim uma melhor qualidade de vida na nossa região.

rodapé---fevereiro 2020

 

 

 

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Comentários(6)

  1. REPLY
    Silvia S. Novaesdisse

    Na minha análise, um ônibus subindo a Cônsul Walter e virando na Stella Hanriot beneficiaria, em tese, apenas ao moradores da Stella. Quem mora no entorno da rua Ulisses já tem linha de ônibus que passa na Maria Surette. Para os moradores da Cônsul Walter tem os pontos na Mário Werneck e para quem está na parte alta da rua pode passar pela rua Silvio de Oliveira que tem uma subida menor e mais suave que a da Stella.
    Se é para concentrar o atendimento aos moradores e trabalhadores da rua Stella então que o ônibus saia da Mário Werneck e entre diretamente na rua Stella Hanriot – acho desnecessário, mas é o único trecho que pela Mário Werneck há subida íngrime (já pela Maria Surette nem tanto).
    Por isso sou totalmente contra a implementação de uma linha de ônibus neste novo trajeto. Aguentar: barulho, poluição e trânsito para atender basicamente 02 quarteirões de uma única rua (Stella Hanriot) não me parece razoável e nem justo com os moradores

  2. REPLY
    Paulo Amaraldisse

    Sou absolutamente CONTRA essa proposta da Associação de alterar o trajeto da linha de ônibus para a Consul Walter e Stella Hanriot, pois são ruas que definitivamente não comportam o trânsito frequente de ônibus. Os prejuízos desta ideia descabida serão obviamente muito maiores que a suposta melhoria da acessibilidade.
    Como morador do bairro há mais de 20 anos, solicito que a ABB retire essa proposta e convença a BHTRANS a não implementa-la.
    Estou apoiando o Abaixo Assinado.

  3. REPLY
    Sabrinadisse

    Apoio o abaixo assinado e acho que, ao contrário do alegado pela reportagem, os moradores da rua sequer foram consultados. Se não fosse a faixa colocada na rua, sequer saberíamos. Infelizmente a associação não me representa.

  4. REPLY
    Sergio Bernardo Ribeiro Alvarengadisse

    Um absurdo

  5. REPLY
    marizia ribeiro frattezi Gonçalvesdisse

    Queremos ser consultados

  6. REPLY
    ALESSANDRO COSTAdisse

    Boa Tarde.
    Não tem o menor cabimento sequer sugerir trânsito de ônibus nas Ruas Consul Walter e Stella Hanriot. Os prejuízos que seriam trazidos são imensuráveis e irrecuperáveis.
    Nós, moradores destas ruas precisamos nos posicionar de maneira firme no sentido de não permitir essa proposta. Não podemos sequer aventar essa ideia.

Enviar um comentário