Meio Ambiente mobiliza a sociedade no COMAM

A Associação do Bairro Buritis é membro titular no Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMAM, representando a sociedade civil, desempenhada pelo Sr. Paulo Gomide.

Nas pautas, vários temas de grande importância são discutidos e ações são propostas, porém a mobilização popular em torno dos temas é muito pequena. Assuntos que necessitariam de um maior debate e que afetam diretamente o meio ambiente e consequentemente as pessoas, acabam se resumindo a debates de visão pessoal, limitada e em alguns casos tendenciosa. Era de se esperar que conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade, qualidade de vida e preservação ambiental,  fossem a tônica desse conselho, porém a prática não comprova essa premissa.

Nosso conselheiro Paulo Gomide defendeu na reunião do dia 22/11/17, com afinco, que as discussões e decisões do COMAM sejam tomadas de forma clara, transparente e com respeito à legislação vigente. Especificamente, dentre os itens da pauta, uma área indivisa, com várias nascentes, localizada na Av. Dom João VI no bairro Palmeiras, está sendo alvo de interesse da construção civil, porém a legislação protege as nascentes num raio de 50 metros em seu entorno. A questão é que há laudos que contestam a presença de nascentes, bem como há os que afirmam suas existências. Trazer à tona a verdade e decidir com assertividade é fundamental, mas, infelizmente, muitas vezes os interesses econômicos falam mais alto e o passivo ambiental fica por conta da sociedade.

20171122 - Reuniao COMAM 04

20171122 - Reuniao COMAM 02