TRECHO 3: Rua José Rodrigues Pereira com avenida Raja Gabáglia (PONTO 10)

ponto-10-1

ALTERAÇÃO: o canteiro central da avenida Raja Gabáglia, que permite o cruzamento pela rua José Rodrigues Pereira, será fechado. Os veículos que vêm da rua José Rodrigues Pereira virarão à direita e poderão decidir se seguem adiante ou retornam em local apropriado, já construído na avenida Raja Gabáglia.

MOTIVO: A rua José Rodrigues Pereira irriga, hoje, a avenida Raja Gabáglia com o fluxo dos veículos vindos do bairro Buritis, mas também recebe os veículos que vêm da mesma avenida. Com a alteração, os veículos que chegam na avenida Raja Gabáglia, pela rua José Rodrigues Pereira, terão de virar à direita e poderão retornar ou seguir adiante.
ponto-10-3

ponto-10-2

Essa modificação favorecerá tanto os veículos que pretendem acessar a avenida Raja Gabáglia, sentido BH Shopping, quanto os veículos que intencionam descer no sentido Hospital Madre Teresa.

 Atualmente, o problema encontrado pelos motoristas que desejam acessar a avenida Raja Gabáglia pela rua José Rodrigues Pereira é a retenção encontrada no semáforo que faz a sincronização dos fluxos.

 O cruzamento favorecido por esse semáforo é inadequado à quantidade de veículos e, por vezes, comprometido pela sinalização de Direita Livre – recurso para os motoristas que desejam entrar na avenida e seguir no sentido BH Shopping.

 A estrutura de retorno na Raja Gabáglia, próxima à rua José Rodrigues Pereira, é adequada à quantidade de veículos e viabiliza a mudança. Desse modo, o mais sensato é direcionar os veículos para esse trecho, promovendo segurança ao disponibilizar espaço para os motoristas aguardarem e diminuindo o gargalo do semáforo na rua José Rodrigues Pereira.

 Os veículos que estiverem vindo da Raja Gabáglia, sentido BH Shopping, e quiserem ir para o bairro Buritis e Estoril, usarão o mesmo retorno que os veículos vindos da rua José Rodrigues Pereira, adentrando, em sequência, as avenidas Barão Homem de Melo e Professor Mário Werneck.

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter